27 setembro 2006

Não existe cozinha pequena.

Novamente estamos falando de cozinhas. Desta vez, em contraponto ao post anterior, mostramos uma mini cozinha. Queremos com isto mostrar que há também solução para os pequenos espaços. Para isto, precisamos apenas de um bom projeto.

Nesta cozinha, o desafio deste projeto era compatibilizar todas as necessidades de um jovem casal com a elaboração diária de sua alimentação. Apesar de serem dois executivos com rotina repleta de compromissos, restando pouco tempo para dedicar a arte da culinária, aos fins de semana é freqüente a recepção de amigos e familiares. Assim, precisamos focar sobretudo a praticidade e a composição de espaços para receber todos os equipamentos.

Em nossas reuniões, concluímos que a substituição do fogão por um forno elétrico de bancada cederia espaço abaixo do cook top para gavetões paneleiros já que dentro da rotina desta cozinha, os grandes assados não são prioridade.

Para ganharmos espaço no mobiliário aéreo, abrimos mão de uma coifa, já que o duto da chaminé desta ocuparia espaço precioso. Assim optamos por um bom e pequeno exaustor. O resultado é a altura do armário aéreo, suficiente para a guarda de louças, temperos e produtos de necessidade imediata. Mesmo com esta altura, não precisamos elevar o armário até o teto, desta forma tivemos um lay out mais leve para o tamanho da ambiente.

Reservamos os os cantos para o despenseiro. Com portas dobráveis em "L" temos todo o espaço dos canto para a guarda de enlatados e mantimentos. Com esta solução, liberamos a torre para a guarda de todos as demais louças e equipamentos de cozinha, além do microondas. Nas pontas do balcão em forma de "U", encontram-se a geladeira e a maquina de lavar louças.

Devido estar no espaço da circulação entre a lavanderia e o estar/jantar, adotamos para a planta da torre um formato de pirâmide. Ao centro, o corpo principal com faqueiro, mesa de apoio, microondas e prateleiras. Nas laterais, com profundidade menor, prateleiras estreitas para cristaleira.


Este projeto mostra que é sempre possível adequarmos os ambientes ao uso diário. Basta que planeje-se de forma racional visando diretamente nossas necessidades sem nos prendermos a modismos ou padrões sociais. Mostra também, que mesmo em espaços pequenos, a utilização de cores, mesmo escuras, não diminuem os espaços, desde que inseridas no contesto com harmonia. Mostra que a contratação de um bom profissional formando uma parceria com este na elaboração do projeto, respeitando a confiando em suas opiniões, resultará em um ótimo projeto. E este é todo o mérito deste casal, nossos clientes.

Eu te ajudei em sua obra?

Agora você gostaria de contribuir com a construção de minha casa?

Que bom! Click aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar

Carregando...
Read more: http://www.mundoinformal.com/2012/11/widget-social-bookmarking-para-blogger.html#ixzz2VamxuXYA