03 outubro 2006

Light Steel Framing

O Light Steel Framing (LSF), assim conhecido mundialmente, é um sistema construtivo de concepção racional. Por ser um sistema industrializado, possibilita uma construção a seco com grande rapidez de execução.

Apesar de ser considerada uma tecnologia nova, a origem do Light Steel Framing remonta ao inicio do século XIX. Na verdade, historicamente inicia com as habitações em madeira construídas pelos colonizadores no território americano naquela época.
A partir daí, as construções em madeira, conhecidas por ”Wood Frame”, tornaram-se a tipologia residencial mais comum nos Estados Unidos. Aproximadamente um século mais tarde, em 1933, com grande desenvolvimento da indústria do aço nos estados unidos, foi lançado na Feira Mundial de Chicago, o protótipo da uma residência em Light Steel Framing que utilizava estrutura de aço substituindo a estrutura de madeira. O uso dos perfis de aço passou a ser mais vantajoso devido a maior resistência e eficiência a estrutural do aço e a capacidade da estrutura de resistir a catástrofes naturais como terremotos e furacões.

A grande vantagem do Light Steel Framing é tempo de obra. Pode-se construir uma casa em até três meses. Isto comparado com o prazo de construção do método convencional em alvenaria que pode ser de até 12 meses é muito pouco tempo! Além disso temos uma obra seca. Ou seja, uma obra onde o acumulo de detritos e utilização de água são mínimos.
A escolha dos materiais e de mão de obra é essencial na velocidade de construção e no desempenho do sistema. Para trabalharmos com o LSF, precisamos estar com o projeto definido previamente. Já que a casa pode vir com varias de suas partes pré - montadas de fabrica.Os materiais de acabamento também. Visto que pelo tempo de obra, não podemos perder tempo com divagações e alterações de obra. O que pode ser um engessamento da criatividade, gera mais organização no planejamento da construção. Tanto pelo arquiteto como pelo contratante. O resultado é um orçamento muito preciso do custo, antes do inicio da obra. Muito mais tranqüilidade para quem esta investindo e facilidade na obtenção de financiamentos.

Pensando no futuro. Imaginem que vivemos em um dos maiores exportadores de aço do mundo. Também em um dos lugares em que há maior carência de habitações. A industria brasileira já esta desenvolvendo este produto que através de empresas de vanguarda como nosso parceiro a Construtora J A Baggio, já estão implantando no mercado esta tecnologia. Hoje, a J A Baggio constrói uma casa em LSF pelo mesmo custo de uma obra convencional. Mas sem precisar ser otimista, em breve, com a popularização desta tecnologia, a industrialização efetiva da LSF, poderemos até comprar casa por catálogo ou internet, a preços amigáveis, como já acontece em vários paises desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentario!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar