06 abril 2007

Captação de agua de chuva

Prezados Amigos e Clientes,

Visitando o site da Revista Arquitetura e Construção, achei uma materia muito educativa sobre como é implantado o sistema de captação de aguas de chuva para consumo em uma residencia. Confiram a baixo:

Abraço, Luiz Henrique


Duas maneiras de aproveitar a água da chuva

Nos infográficos abaixo você vê maneiras de reaproveitar a água que cai do céu

O ciclo de água dentro da casa


Na parte marrom, a água captada nas calhas passa por um filtro e segue para o reservatório subterrâneo. Impulsionada pela bomba, vai para uma caixa-d’água paralela à de água potável (azul). Na parte vermelha, onde a água é reaproveitada, o fluxo que sai da cozinha passa pela caixa de gordura, que retém esse material, e segue para a primeira caixa de inspeção, para onde também se direciona a água dos banheiros e da lavanderia. Na fossa séptica, bactérias decompõem a matéria orgânica presente no esgoto. A água sai daqui 50% mais limpa. Numa espécie de filtro biológico, ocorre a etapa final do tratamento: a maior parte da matéria orgânica é eliminada da água, que sai filtrada e com até 98% de pureza para reuso em descargas, irrigação e áreas externas.



Captação de água da chuva

A água captada pela calha segue para um filtro, eliminando folhas e detritos. Armazenada numa cisterna, é protegida da luz e do calor para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Uma bomba direciona a água limpa até a caixa. O sistema, paralelo ao da rede pública, se destina a descarga de banheiros, lavagem de roupas e torneiras externas. Antes da instalação, porém, recomenda-se levantar os índices pluviométricos do local e da capacidade de captação do telhado para dimensionar os equipamentos (de 3 a 5 mil reais). Tecnologia alemã da 3P Technik vendida pela Bella Calha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentario!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar