18 fevereiro 2009

Piso de Madeira ou Laminado

Olá Luiz

Visitei o seu Blog e resolvi lhe pedir uma ajuda, estou construindo e estou em duvida se coloco nas 03 suítes tacão em madeira (Cumaru ou Garapeira) ou laminado (patina branca). A minha duvida é a combinação, parece que fico mais livre para trabalhar com cores se o piso for claro, estou certa disso? Pensei em usar tabaco nos meus moveis e no quarto de minha filha ela quer usar branco e lilás.

Porem... a diferença de preço está MUITO pequena para justificar comprar uma imitação ao invés de comprar uma madeira legítima... estou em duvida...

Atenciosamente,
Márcia Dias



Projeto de Interiores para apartamento de nossa cliente utilizando piso Betula da Eucafloor.

Márcia,

Sua dúvida é uma “salada de frutas”. Vamos por partes para chegarmos a uma conclusão.

Piso de madeira:
O piso de madeira natural realmente é mais nobre e deixa o ambiente refinado.
Quanto ao custo, você comparou o custo INSTALADO nos dois casos somando-se a isso o também o rodapé. (o piso laminado já vem com rodapé). Faço essa pergunta, porque no piso térreo é necessário o uso de impermeabilização do piso para receber a madeira.
Quanto a manutenção, o piso de madeira natural deve receber cuidado constante em manutenção e manuseio de moveis, já que não resiste ao arrasto de um móvel pesado e se seu verniz não for de boa qualidade, pode riscar até com sapatos.
Para a instalação, o nível do piso é diferente do laminado. Verifique com o construtor se sua obra esta preparada para isso.

Piso Laminado:
Em tempos de “mundo sustentável”, o piso laminado é ecologicamente correto pois utiliza madeira de reflorestamento.. Concordo com você que é uma imitação, mas já existem laminados muito semelhantes a madeira, inclusive com as ranhuras. Você já orçou o piso instalado? As lojas anunciam o preço do metro quadrado da lâmina, mas na hora de orçar em loco, tem o rodapé, emendas, manta, etc.

Vantagens:
1. Sua instalação na obra ou a substituição no caso de uma nova decoração e simples e rápida;
2. Tem mais opções de acabamentos, inclusive com a textura da madeira e acabamentos imitando madeiras que não existem no Brasil, como a Teka, Bambu, Carvalhos, etc.;
3. Sua limpeza é muito fácil, uma vassoura um pano e pronto. Não precisa de produto nenhum;
4. É resistente a riscos, sapatos e manuseio de móveis;

Desvantagens
1. Ele é muito sensível a líquidos, derrubar um balde ou uma garrafa de liquido sobre ele pode ser fatal se não for enxuto imediatamente.
2. Pelo fato de ele estar preso nas extremidades e solto sobre uma manta de “espuma”, andar sobre ele com sapatos com sola de couro e salto alto faz aquele barulhinho TOCTOC chato que anuncia sua chegada.
3. Sempre terá aquela ementa desconfortável entre um ambiente e outro sob as portas. Nunca pense em emenda -lo com um piso cerâmico ou granito, esse emenda será necessária e fica horrível.

Quanto a minha opinião, no caso de serem suítes, acho eu colocaria o laminado. Serão ambientes de uso diário e constante e por sua resistência e praticidade de limpeza, o laminado é mais recomendado. No caso de uma sala de estar e jantar (ambientes sociais), eu prefiro piso o de madeira.

Sobre as cores:



Eu prefiro os pisos de tons médios como Carvalhos (laminado) e Tauari (madeira). Estes sim dão mais opções de cores para os moveis e paredes. Assim eles servirão tanto para o móvel branco como para o tabaco. Veja a imagem de um projeto a cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentario!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar