04 maio 2010

Edícula, residência provisória?

Olá Henrique, tudo bem?

Agora que comecei a pensar em construções achei seu site e gostei muito de suas idéias e sinceridade.
Portanto resolvi pedir alguns conselhos para você, quando chegar a hora de fato, quem sabe não nos conhecemos pessoalmente para você me ajudar, já que moramos em Curitiba?
Eu e meu namorado estamos pensando em construir em um terreno (14m frente por 35m profundidade), uma pequena casa que servirá apenas por alguns anos já que a idéia é construir um bom sobrado do "nosso jeito", minhas dúvidas são quanto à essa construção de uma casa de uns 60m2 (+/-) que ocupe o fundo do terreno (o mínimo de profundidade para não desperdiçar terreno) para que depois de construir a casa definitiva eu possa facilmente transformar a antiga em uma churrasqueira abrindo todas as paredes (frontais e de divisão).
        - Será que essa é uma boa idéia, será fácil transformá-la em churrasqueira depois?
        - Pesquisei casas pré-fabricadas em madeira, me parecem muito simpáticas nas fotos, mas, serão uma boa saída? São mais baratas mesmo? E o custo benefício?
        - Qual é o custo por m2 de casas de alvenaria e de casas pré-fabricadas aqui em Curitiba.
        - Como arquiteto, você acha que devemos deixar essa idéia de lado e projetar uma casa do jeito que nós queremos e faze-la por partes? Por exemplo, antes a parte de baixo do sobrado e depois, quando for possível, a parte de cima?
Aguardo ansiosa seus comentários, obrigada.

Larissa T.

_________________________________________________

Larissa,

Acredito que a melhor opção de uma residência temporária seria uma edícula nos fundos do terreno. Essa edícula serviria de churrasqueira, depósito e ou área de serviços posteriormente. Mas discordo em abri-la por completo, você mora em Curitiba, lembra? Faz mais frio que calor durante todo o ano, e ultimamente a chuva está de mais. De qualquer forma, precisa ser planejada para abrigar uma casa e ser transformada posteriormente em uma churrasqueira sem muitas reformas. A não ser que você deixe o vão livre e você more em um “loft”.

Tem mais a ponderar: Com já disse, estamos em Curitiba. Você estaria disposta no futuro a atravessar varias vezes o seu jardim da cozinha para a churrasqueira em baixo de frio e chuva durante um churrasco? As residências contemporâneas já não contemplam esse lay-out. Atualmente anexamos a churrasqueira ao corpo da casa, próxima a cozinha. As vezes separadas apenas por um passa-pratos.

Mas vamos mais longe nesta questão. Você sabe quanto tempo demora a obra de um sobrado? R: Dez meses no mínimo. Você está disposta a viver nos fundos de uma obra durante esse período?

Nunca foi tão fácil obter um financiamento para a construção residencial. A CAIXA e outros bancos dispõem diversas opções. Você já buscou informações a respeito?

Veja aqui: http://www.caixa.gov.br/habitacao/index.asp

Pense com calma, talvez seja melhor aproveitar o momento econômico de nosso pais e partir para a solução definitiva.

Se quiser conversar mais a respeito, visite-me em meu escritório.

Luiz H.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar