27 novembro 2010

Acabamento da alvenaria

Luiz Henrique!

Me chamo Priscila Wallauer, moro em Curitiba e estou concluindo a construção da minha casa em São José dos Pinhais.

No contrato que tenho com o pedreiro,sobre o revestimento das paredes diz " chapisco, emboço e reboco".

Na ultima semana o pedreiro começou a "calfinar" e eu achei que calfinar era a mesma coisa que reboco.

Agora meu pintor chegou e disse que as paredes não estão boas e o que tinha que ter sido feito era o tal reboco com areia fina.

Estou em pânico: reboco é o mesmo que calfino? Se não for, reboco deixa a parede mais lisa do que calfino?

Se tu puderes me responder...ficarei muito feliz, pois não tenho muitos conhecidos que entendem deste assunto.


Priscila,

A ordem é:

  1. Chapisco sobre a alvenaria de tijolo.
  2. Emboço, a base do reboco;
  3. Reboco, que a o acabamento final da parede.
  4. O Calfino é uma base fina de cal para dar o acabamento final.
  5. Sobre o calfino, faz-se o retoque de massa, lixa-se e pinta.

Mas Priscila, se você tivesse contratado um engenheiro ou arquiteto para tocar a sua obra, não estaria passando por isso. Mais uma vez a “economia” com o engenheiro sairá cara!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar